A técnica de vídeo-artroscopia consiste em examinar o interior de uma articulação do corpo utilizando pequenos aparelhos de 4 mm de espessura que são introduzidos dentro da articulação doente por pequenos cortes menores de 1cm, com a finalidade de examinar e muitas vezes tratar algum problema que esteja acontecendo no interior da mesma.
O método começou a ser usado no Japão em 1950 com fins diagnósticos no joelho.
O cirurgião ortopédico introduzia o artroscópio através de um orifício feito no joelho e com isto localizava bem a lesão para depois operar com o menor corte possível.
Atualmente, com a evolução da tecnologia , as micro câmeras e a fibra ótica, se consegue operar sem grandes cortes e resolver grande parte das doenças que envolvem algumas articulações como OMBRO e Joelho.
Resumindo: Começou como um exame para se saber o que ocorria dentro da articulação e hoje se usa também para realizar a cirurgia.
O ombro é uma articulação protegida por músculos que na cirurgia convencional são cortados com objetivo de chegar à articulação. Estes cortes são cuidadosamente reparados após terminar o procedimento, mas sendo uma área do corpo muito sensível, a dor no pós-operatório é inevitável.
Na vídeo-artroscopia a situação é diferente porque temos:
Todo paciente que apresente um quadro crônico de dor no ombro e que tenha indicação ao tratamento cirúrgico convencional poderá beneficiar-se ao ser utilizada a técnica de artroscopia do ombro. Para exemplificar: bursite e tendinite crônicas, calcificações grandes, lesões dos tendões que são motivo de dor persistente onde os medicamentos e fisioterapias não deram resultado. Ombro que sai do lugar (nos jovens).
A cirurgia do ombro realizada por vídeo-artroscopia permite a resolução do problema com o mínimo de complicações e ótimos resultados.
Agendar Consulta